O que é a epicondilite (cotovelo de tenista)?

23-02-2019 22:22

O que é a Epicondilite

 
 

Cotovelo

 

A articulação do cotovelo é formada pelo úmero e os ossos do antebraço rádio e cúbito. Na extremidade inferior do úmero existem duas saliências ósseas, chamadas de epicôndilo lateral e medial. Neste inserem-se os tendões dos músculos que são responsáveis pela flexão do punho.

Anatomia do cotovelo

Epicondilite Lateral

 

A epicondilite lateral, também denominada cotovelo de tenista, é uma inflamação dos tendões do cotovelo na zona de inserção dos músculos extensores do punho e dos dedos.

dor de cotovelo exterior - epicondilite lateral

Apesar do nome remeter à prática desportiva apenas uma pequena franja da população com este diagnóstico é apontada como atleta, esta afecção é causada pelo trauma provocado por esforços/tracções repetidas que envolvam a extensão da musculatura do punho e dedos, a sua sobre-utilização causa microrupturas no tendão.

 epincondilite lateral - cotovelo de tenista

Deste modo a epicondilite pode afectar trabalhadores que realizam nas suas atividades, movimentos de forma repetida e inadequada, por exemplo:

  • Funcionários da restauração
  • limpeza industrial
  • operários fabris 
  • de linha de montagem
  • etc. 

 

Epicondilite lateral (cotovelo de tenista)

 

 

 

 

 

 

 

 

Sintomas:

  • Inicia com uma leve dor localizada na face externa do cotovelo que pode estender-se pelo antebraço.
  • Caso o esforço repetitivo se mantenha, sobrecarregando a região do antebraço, a área afetada irá tornar-se dolorosa ao toque e esta dor poderá irradiar até o punho.

 

Tratamento:

Geralmente é um tratamento conservador, através do uso de anti inflamatórios não hormonais e sessões de fisioterapiaAconselha-se o uso de braçadeiras funcionais de forma a reduzir a força de tracção dos músculos sobre a inserção tendionosa.

almofada de epicondilite

 

As braçadeiras possuem no seu interior uma almofada em espuma moldada que graças ao seu design com um canal próprio para a passagem do tendão, fornece uma pressão selectiva, no momento de contracção durante o esforço.

 

Na sua constituição está uma placa termoplástica pré-moldada que se adaptam à anatomia do antebraço que  juntamente com pontos em silicone permite uma boa aderência à superficie da pele.

 

 Braçadeira de epicondilite lateralBanda de epicondilite

A redução da tensão sobre o tendão reduz a inflamação e por consequência alivia a dor.

 

A utilização de dispositivos ortopédicos como as braçadeiras poderão ser utilizadas na fase aguda para reduzir a inflamação quer numa fase preventiva para a prática desportiva por forma a previnir a lesão.

 

Em individuos que não sejam atletas, após um episódio de epicondilite, recomenda-se exercicios de fortalecimento muscular e a utilização da braçadeira de forma preventiva na execução de maiores esforços para evitar reincidências da inflamação.

 

Conheça os vários modelos e preços das bandas e braçadeiras de epicondilite

 

 

Epitrocleíte (epicondilite medial)

dor de cotovelo interior Epitrocleíte (epicondilite medial)

A epitrocleíte também designada como epicondilite medial ou cotovelo de golfistaTendinite a que se associa a dor na região interna do cotovelo. Dor essa que pode irradiar para o antebraço e para o pulso. 

 

 
cotoveleira com almofadas para a epicondilitecotoveleira para epicondilite medial
 
 
 

Conheça os vários modelos e preços das cotovel eiras para epicondilite

 

 

O que é a epicondilite (cotovelo de tenista)?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário